Em meio à imensidão de inteligências artificiais e sua crescente presença em nossas rotinas, tive uma grata surpresa neste final de semana ao revisitar as campanhas vencedoras do The Clio Awards 2024. O evento foi realizado no segundo trimestre deste ano.
Sou um entusiasta do uso inteligente de tecnologias como a IA, que têm o potencial de transformar nosso trabalho e nos permitir alcançar, com menos complexidade, resultados que antes pareceriam inatingíveis. No entanto, também defendo a importância contínua da nossa inteligência natural, aquela que cria projetos brilhantes, seja com ou sem o auxílio de novas tecnologias.
Duas campanhas, em especial, mostraram que as ideias simples e boas ainda brilham intensamente. Com poucos recursos, essas ideias, vencedoras do Grand Clio, a mais alta categoria da premiação, destacam aquilo que temos de mais valioso: a criatividade humana capaz de gerar algo novo por uma lógica que ainda não foi completamente capturada pelas máquinas.
A primeira campanha que destaco é da rede de supermercados Makro, na Colômbia, chamada Life Extending Sticker. Considerando o alto desperdício de frutas — em que 40% dos vegetais são descartados devido ao curto ciclo de vida — a Makro, junto com as agências Grey Colombia e VMLY&R Colombia, trouxe uma solução inovadora e incrivelmente simples.
Baseando-se nos tradicionais adesivos das frutas, criaram um adesivo com um pequeno furo no centro, que apresentava tonalidades de cor específicas. A ideia sugeria o melhor uso para a fruta conforme sua maturidade.
Essa abordagem prática tornou a informação acessível, didática e personalizável, ajudando a reduzir o desperdício de forma barata e eficaz. Um adesivo de 2,7 cm, mas com um impacto gigantesco.
A segunda campanha é da cerveja Nativa, também da Colômbia, em parceria com a agência independente L&C New York. Eles resolveram, de forma igualmente simples e sustentável, o problema da falta de ferramentas de medição das chuvas para os agricultores da região de Córdoba, que cultivam a mandioca, principal matéria-prima da cerveja.
A inovação foi transformar a própria garrafa da cerveja, batizada na campanha de Nativa Mater, em um dispositivo de medição. A garrafa traz indicadores que mostram a quantidade de chuva em litros ou milímetros por metro quadrado.
Além disso, o design inclui outras informações úteis para os agricultores. Uma solução que ressignificou um objeto do dia a dia da marca, agregando valor prático à comunidade.
Essas duas campanhas, coincidentemente vindas da Colômbia, provam que ideias simples, carregadas de alta potência criativa, ainda têm espaço e relevância em um mundo cada vez mais tecnológico. Porque, no fim, o poder do simples é eterno — e talvez, mais necessário do que nunca.