Caçada na Floresta (1470), de Paolo Uccello 🏹
Um click em 180º na arte renascentista.
Paolo Uccello, mestre italiano do início do Renascimento, nos presenteia com uma de suas obras mais célebres: Caçada na Floresta.
Pintada em um painel de madeira, a cena impressiona pela maestria nas técnicas de perspectiva, nas quais objetos e figuras diminuem de tamanho conforme se afastam. Cavaleiros, cavalos e caçadores se movem em direção ao centro da pintura, enquanto cervos desaparecem na floresta densa e iluminada pela lua.
Como uma foto panorâmica 📸
Nessa obra, Uccello apresenta seu interesse e predileção por representações de campos visuais amplos, muito mais amplos do que o que pode ser abrangido de uma só vez por um olho humano: a cena é vista justamente como se nosso olhar girasse 180°, constituindo uma justaposição de cenas sucessivas.
É isso que Uccello faz ao dividir a estrutura espacial de sua cena em sequências, graças aos grandes troncos das quatro árvores em primeiro plano. Essas verticais dividem o retângulo do quadro em cinco partes, duas menores nas extremidades e três maiores na zona central.
Literal ou simbólica? 🔍
A obra não revela seu significado de imediato. O ambiente e os elementos criam uma atmosfera grandiosa, sugerindo que se trata mais de uma fantasia cavalheiresca do que de uma cena realista.
Uma interpretação é que a pintura seja uma alegoria da busca pelo amor. Essa jornada, que pode levar a lugares desconhecidos, talvez esteja simbolicamente refletida na caça.
Outra possibilidade é que a pintura tenha sido encomendada por um nobre que desejava uma cena única e decorativa. Ela pode ter sido planejada para um grande ambiente interior.
Sutilezas entre os verdes 🌿
É preciso muita habilidade e maturidade para modelar os tons de verde que dominam o quadro. As folhagens se destacam na floresta escura, enquanto os cinzas, vermelhos dos capacetes e os tons claros dos cães e cavalos realçam a paisagem.
Todos os caçadores têm rostos parecidos, com narizes, olhos e proporções faciais idênticas. A maioria é mostrada de perfil, o que torna mais fácil perceber as semelhanças entre eles.
Pela forma de suas folhas, as árvores são identificadas como carvalhos. O artista evitou galhos baixos para não obstruir a visão da caçada.
As árvores estão dispostas matematicamente. Somos conduzidos pelos carvalhos escuros que se fecham sobre o caminho, quase como se estivessem conspirando para aprisionar os caçadores em seu interior.
Referências à Diana, deusa romana da caça, podem ser encontradas:
🌙 Rédeas dos cavalos: algumas possuem uma lua crescente, símbolo da deusa;
🌳 Bosque de carvalho: considerado sagrado para Diana;
🌒 Céu noturno: de modo quase imperceptível, está na fase de lua crescente.
Não se pode Agradar a todos 🤷♂️
Embora tenha ficado para a história da arte como um artista que dominou a perspectiva e a geometria, o estilo de Uccello não agradou a todos. Giorgio Vasari, primeiro historiador da arte, alegou que essa dedicação excessiva em detalhes técnicos, resultou em um estilo que, apesar de sua precisão, carecia de graça e vitalidade.
De todo modo, Uccello e seu ponto de fuga, que atrai nosso olhar profundamente para a floresta sem fim, tornaram-se marcos na transição da arte medieval para o Renascimento. O estudo da perspectiva tornou-se um tema básico entre artistas e influenciou até mesmo o grande mestre Leonardo da Vinci.
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